Os Graus Filosóficos do Rito Adonhiramita

Loja Capitular Amor e Caridade
Fundada em 01 de novembro de 1872, na cidade de Ribeirão Preto, regularizada  em 12 de dezembro de 1874, no Grande Oriente do Brasil e no Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito

1872-2021

A Loja Capitular Amor e Caridade e seu Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh foi fundada em 01 de novembro de 1872, na cidade de Ribeirão Preto e instalada  em 12 de dezembro de 1874. A Loja trabalhava no Rito Escocês Antigo e Aceito, sendo a Célula Mater da Maçonaria Ribeirão-Pretana. Seu principal objetivo é o aperfeiçoamento da Espécie Humana, o exercício pleno da Beneficência e a prática de todas as Virtudes Sociais. Adota como principio fundamental: “A LIBERDADE ABSOLUTA DA CONSCIÊNCIA E DA SOLIDARIEDADE HUMANA”. Tem como máxima: “AMOUR ET CHARITÉ”.

A Loja  Simbólica Amor e Caridade nº 313 passou a adotar o Rito Adonhiramita a partir  de 01 de novembro de 2014, sendo assim, a Grande e Augusta Loja de Perfeição Amor e Caridade, o Sublime Capitulo de Cavaleiro Rosa-Cruz Amor e Caridade e o Conselho Filosófico de Cavaleiro Kadosh Amor e Caridade deixaram o Supremo Conselho do Grau 33 e se filiaram ao Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita - ECMA, passando a adotar desde então em seus trabalhos, os graus filosóficos da hierarquia da Maçonaria Adonhiramita.

Foram instalados em solo ribeirão-pretano em 01 de novembro de 2016, o Sublime Iniciado e Grande Preceptor Amor e Caridade (Grau 31) e o Prelado Corregedor e Ouvidor Geral Amor e Caridade (Grau 32). Também foi instalada  a Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto e Adjacência em 03 de agosto de 2019.


Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto E Adjacências

Graus 4-33

ECMA

A Delegacia Litúrgica de Ribeirão Preto e Adjacências, subordinada ao Excelso Conselho da Maçonaria Adonhiramita foi instalada oficialmente em 03 de agosto de 2019, mas,  estava em plena atividade desde de 2014, sendo nomeado para regê-la na qualidade de Delegado Litúrgico, o Patriarca Inspetor Geral José Mendes, Grau 33. A Delegacia Litúrgica conta com doze corpos filosóficos que trabalham nos graus 4 ao 33 de nossa hierarquia.

A Hierarquia da Maçonaria Adonhiramita

OS GRAUS DO RITO ADONHIRAMITA

O Rito ou Maçonaria Adonhiramita foi organizado com base na disciplina hierárquica, escalonado em trinta e três Graus, agrupados em sete classes, com a seguintes nomenclaturas:

A MAÇONARIA SIMBÓLICA

Os graus simbólicos da Maçonaria Adonhiramita ficam sob a administração exclusiva da Obediência Simbólica e autoridade suprema do seu Grão-Mestre: 

PRIMEIRA CLASSE

Grau 1 – Aprendiz Maçom

Grau 2 – Companheiro Maçom

Grau 3 – Mestre Maçom

A MAÇONARIA FILOSÓFICA

Suas Câmaras, Capítulos e Conselhos ficam sob administração exclusiva da Oficina Chefe, ou seja, o EXCELSO CONSELHO DA MAÇONARIA ADONHIRAMITA, sendo autoridade suprema do seu Eminentíssimo Grande Patriarca Regente:

SEGUNDA CLASSE

Grau 4 – Mestre Secreto

Grau 5 – Mestre Perfeito

Grau 6 – Preboste e Juiz

Grau 7 – Primeiro Eleito ou Eleito dos Nove

Grau 8 – Segundo Eleito ou Eleito Pérignan

Grau 9 – Terceiro Eleito ou Eleito dos Quinze

Grau 10 – Aprendiz Escocês ou pequeno Arquiteto

Grau 11 – Companheiro Escocês ou Grão Mestre Arquiteto

Grau 12 – Mestre Escocês ou Grão-Mestre Arquiteto

 Grau 13 – Cavaleiro do Real Arco

Grau 14 – Grande Eleito ou Perfeito e Sublime Maçom

TERCEIRA CLASSE

Grau 15 – Cavaleiro do Oriente, da Espada ou da Águia

Grau 16 – Príncipe de Jerusalém

Grau 17 – Cavaleiro do Oriente e do Ocidente

Grau 18 – Cavaleiro Rosa-Cruz

QUARTA CLASSE

Grau 19 – Grande Pontífice ou Sublime Escocês

Grau 20 – Venerável Mestre das Lojas Regulares ou Mestre Ad Vitam

Grau 21 – Cavaleiro Noaquita ou Cavaleiro Prussiano

QUINTA CLASSE

Grau 22 – Cavaleiro do Real Machado ou Príncipe do Líbano

Grau 23 – Chefe do Tabernáculo

Grau 24 – Príncipe do Tabernáculo

Grau 25 – Cavaleiro da Serpente de Bronze

Grau 26 – Príncipe da Mercê ou Escocês Trinitário

Grau 27 – Grande Comendador do Templo

Grau 28 – Cavaleiro do Sol ou Príncipe Adepto

Grau 29 – Cavaleiro de Santo André

Grau 30 – Cavaleiro Kadosh

 

SEXTA CLASSE

Grau 31 – Sublime Iniciado e Grande Preceptor

Grau 32 – Prelado Corregedor e Ouvidor Geral

SÉTIMA CLASSE

Grau 33 – Patriarca Inspetor-Geral

Outros Conselhos, Supremos e Capítulos autônomos foram fundados no Brasil por dissidência nas ultimas décadas, mas, por origem, não tem nenhuma autoridade sobre a liturgia dos graus filosóficos do Rito Adonhiramita em território nacional. A única potência legal e legitima reguladora do Rito  é o EXCELSO CONSELHO DA MAÇONARIA ADONHIRAMITA, antigo "MUITO PODEROSO E SUBLIME CAPÍTULO DOS CAVALEIROS NOAQUITAS PARA O BRASIL", instalado em 1873, na cidade do Rio de Janeiro, na corte do império do Brasil.

Não ingresse em outro rito, venha fazer parte da Maçonaria Adonhiramita!

Participe de nossos graus filosóficos

Obrigado pelo envio!